Após vice-campeonato em 2018, Croácia chega para mais uma Copa

Paula Pereira
2 min readNov 11, 2022

Atual vice-campeã mundial e 15ª colocada no ranking da FIFA, a Croácia disputará apenas sua sexta Copa do Mundo, em 2022.

A primeira participação dos croatas em um mundial foi em 1998, quando conseguiram pela primeira vez uma vaga para disputar o campeonato, após a independência da Croácia. Naquela ocasião ficou com a terceira colocação, estreando em grande forma.

Na Copa da França, a Croácia se classificou na segunda posição de seu grupo, com seis pontos, atrás da Argentina, que venceu todos os confrontos. Passando por Romênia e Alemanha, nas oitavas e quartas de final, os croatas perderam a semi para a França e disputaram o terceiro lugar contra a Holanda, duelo que terminou em 2x1 para os Vatreni.

Depois disso, a seleção croata foi eliminada na primeira fase, em todos os anos (2002, 2006 e 2014), com exceção de 2018, em que perdeu a final para a França.

Na Rússia, a Croácia venceu todos os seus jogos da fase de grupos, contra Argentina, Nigéria e Islândia e passou na primeira posição. Nas oitavas e quartas de final, contra Dinamarca e Rússia, respectivamente, a seleção Vatreni se classificou nos pênaltis, após empates em 1x1 e 2x2.

Já na semifinal, os croatas passaram pela Inglaterra, na prorrogação, vencendo o duelo por 2x1. A final, contra a França terminou no tempo regulamentar, por 4x2 para os franceses que se consagraram bicampeões naquela oportunidade.

Seleção croata em jogo da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Foto/Reprodução: Fotoarena/Folhapress

Luka Modric, que ao final daquela temporada levou o prêmio de melhor jogador do mundo, foi premiado como o melhor jogador da Copa na última edição de Copa do Mundo, sendo único croata presente na seleção do campeonato.

--

--