Com poucas participações, Sérvia estará na sua terceira Copa do Mundo

Paula Pereira
1 min readNov 13, 2022

A caminho da sua terceira participação em uma Copa do Mundo, como país independente, a Sérvia disputou somente os mundiais de 2010 e 2018, sendo eliminada na primeira fase, em ambas oportunidades.

Apesar da estreia representando a Sérvia ter sido apenas na África do Sul, os sérvios participaram de nove Copas do Mundo, quando faziam parte do Reino da Iugoslávia e República Socialista Federativa da Iugoslávia. Além disso, em 2006, na Alemanha, os sérvios disputaram o mundial como Sérvia e Montenegro, eliminados na fase de grupos da competição.

Como parte da Iugoslávia, os melhores desempenhos em edições de Copa foram nos anos de 1930 e 1962, quando, nas duas vezes, ficaram com a quarta colocação. No Uruguai, perderam a semifinal para os donos da casa, por 6x1, enquanto no mundial do Chile, a Iugoslávia enfrentou os anfitriões na disputa de terceiro e quarto lugar e perderam o confronto por 1x0.

A FIFA considera a seleção Sérvia como a sucessora das seleções da Iugoslávia e de Sérvia e Montenegro, e é, hoje, a 25ª colocada no ranking de seleções da FIFA.

Na Copa do Mundo do Catar, que ocorre entre os meses de novembro e dezembro de 2022, a Sérvia estará no grupo G e, fazem parte também Brasil, Suíça e Camarões. Com grandes chances de conseguir seu melhor resultado em uma Copa, a estreia será contra a seleção brasileira no dia 24 de novembro, às 16h pelo horário de Brasília.

--

--