Coreia do Sul pelas Copas do Mundo

Paula Pereira
2 min readNov 20, 2022

Com seu primeiro jogo de Copa do Mundo disputado em 1954, a Coreia do Sul embarca, em novembro, para seu 11ª mundial.

Em toda sua história, das dez participações, oito vezes os sul-coreanos foram eliminados na primeira fase. Na sua estreia, a Coreia foi eliminada de maneira vexatória, perdendo os dois confrontos da primeira fase, por 7x0 e 9x0, contra Turquia e Hungria, respectivamente.

Depois de sua primeira aparição, os coreanos só voltaram a disputar uma Copa do Mundo em 1986 e, desde então, carimbaram seus passaportes para todas as outras Copas disputadas até hoje. Assim como no mundial do México, os seguintes, em 1990, 1994 e 1998, a Coreia do Sul foi eliminada na primeira fase do torneio, sem vencer nem mesmo um jogo.

Na Copa de 2002, em que foi sede, juntamente com o Japão, os sul-coreanos tiveram seu maior feito, quando chegaram às semifinais. Ao passar com a primeira colocação do grupo, vencendo Portugal, Polônia e Estados Unidos, enfrentaram a Itália nas oitavas de final, e venceram por 2x1, na prorrogação. No duelo decisivo das quartas de final avançou após disputa de pênaltis contra a Espanha.

Quando chegaram às semis, tiveram que decidir contra a Alemanha e perderam por 1x0. Dessa forma, havia um último confronto, contra a Turquia, para a decisão de terceiro e quarto lugar e os turcos venceram o jogo por 3x2, deixando assim, os anfitriões com o quarto lugar daquele mundial.

Na África do Sul, em 2010, a Coreia do Sul teve seu segundo melhor desempenho, quando foi eliminada nas oitavas de final, após perder o confronto para o Uruguai, por 2x1.

No mundial do Catar, os sul-coreanos farão sua estreia diante do Uruguai, no dia 24 de novembro, às 10h pelo horário de Brasília.

--

--