O desempenho da Suíça nas Copas do Mundo

Paula Pereira
2 min readNov 16, 2022

Se preparando para participar de sua 12ª edição de Copa do Mundo, a Suíça faz parte do grupo G, ao lado de Brasil, Sérvia e Camarões.

Sem grandes tradições no mundo do futebol, os suíços tiveram, como melhor desempenho, as quartas de finais, nas Copas de 1934, 1938 e 1954. Nas outras oito participações, fica empatado em 4 a 4 as eliminações na primeira fase e nas oitavas de final.

No mundial de 1934, na Itália, a Suíça chegou às quartas de final, depois de eliminar, por 3x2 a Holanda nas oitavas. O duelo contra a Tchecoslováquia, terminou em 3x2 para os tchecos, terminando assim a primeira participação suíça em uma Copa do Mundo.

No mundial seguinte, disputado na França, a Suíça avançou para as quartas de final após empate com a Alemanha e decisão nos pênaltis. Eliminada pela Hungria, os suíços perderam por 2x0 o confronto e voltaram para casa. No ano em que a Suíça sediou o mundial, 1954, seu grupo era composto por Inglaterra, Itália e Bélgica e os helvécios passaram com a primeira colocação, perdendo apenas a partida contra os ingleses. Durante a fase eliminatória, a Suíça enfrentou a Áustria e perdeu o jogo por 7x5, sendo eliminada da competição, mais uma vez, nas quartas de final.

Em 2006, na Alemanha, a seleção suíça conseguiu um feito inédito em Copas do Mundo ao ser eliminada da competição sem sofrer nenhum gol. Durante a fase de grupos, venceram Togo e Coreia do Sul, ambos por 2x0 e contra França, empate sem gols. A fase de oitavas de final foi marcada por um duelo contra a Ucrânia, terminada em 0x0 no tempo regulamentar e, na decisão por pênaltis, não converteu nenhum a seu favor, enquanto os ucranianos marcaram três vezes.

No último mundial, em 2018, a Suíça avançou para as oitavas de final no grupo que continha Brasil e Sérvia, única mudança para 2022 é que, ao invés de Costa Rica, a última vaga do grupo ficou com Camarões. O primeiro jogo da seleção da Suíça será contra os camaroneses, dia 24 de novembro, às 7h da manhã, pelo horário de Brasília.

--

--