Uruguai inicia a busca pelo tri

Paula Pereira
2 min readNov 20, 2022

A caminho da sua décima quarta participação em Copas do Mundo, o Uruguai vai em busca do tricampeonato mundial, a partir do dia 24 de novembro, às 10h pelo horário de Brasília. O primeiro duelo será disputado contra Corei do Sul. Também fazem parte do grupo H Gana e Portugal.

A seleção uruguaia, campeã em duas oportunidades, teve seu primeiro troféu erguido na primeira edição de Copa do Mundo, em 1930, sediada justamente pelo próprio Uruguai.

Naquela ocasião, estiveram presentes 13 seleções, sete sul-americanas e quatro europeias, os grupos foram definidos por sorteios, com quatro participantes no grupo um e os outros com três equipes em cada.

Com o primeiro colocado de cada grupo, eram feitas as semifinais. o Uruguai foi o primeiro colocado de seu grupo, com quatro pontos, vencendo seus dois adversários, Peru e Romênia. Na semifinal, o duelo foi contra a seleção da Iugoslávia, em que os uruguaios venceram por 6x1 e avançaram à final. Na grande decisão, o Uruguai levou a melhor contra a Argentina, com placar de 4x2 e se consagrou o primeiro campeão mundial.

Titulares do Uruguai campeã da Copa do Mundo de 1930. Foto/Reprodução: Internet

“La Celeste” se tornou bicampeã do mundo, no Brasil, em 1950. Com apenas um jogo disputado na primeira fase, contra a Bolívia, o Uruguai, que levou a melhor, após vitória por 8x0, se classificou para o quadrangular final.

O empate em 2x2 contra a seleção espanhola e a vitória sobre a Suécia por 3x2 fazia com que o Uruguai precisasse ganhar do Brasil, no último jogo, para ser campeão. Com o fato de a seleção brasileira ter levado a melhor sobre Suécia e Espanha, apenas um empate já era suficiente para o Brasil levar aquela Copa.

Foi o episódio conhecido por “Maracanaço” que deu o título ao Uruguai. O Brasil ganhava aquela partida por 1x0, quando Schiaffino empatou o jogo, aos 66 minutos, em 1x1, placar que ainda dava o título para a seleção brasileira. No minuto 79 Ghiggia amplia para os uruguaios, que deixaram o Maracanã, antes em festa, em silêncio. A partida terminou em 2x1, e o que era improvável aconteceu, o Uruguai se torna, assim, bicampeão mundial.

Momento do segundo gol uruguaio, na Copa de 1950. Foto/Reprodução: Internet

Na Copa do Mundo seguinte, em 1954, a seleção uruguaia terminou sua participação no quarto lugar da competição, assim como em 1970 e 2010. Somam ainda, três eliminações na primeira fase, três vezes chegaram às oitavas de final e em duas ocasiões nas quartas.

--

--